Qual a lâmpada certa?

São muitas as dúvidas enfrentadas por quem reforma ou decora uma casa ou apartamento. Ainda mais nos dias de hoje, com tantos modelos disponíveis.

As lâmpadas que emitem luz amarelada são chamadas de quentes ou mornas; as que emitem luz em branco intenso, quase azulado, são chamadas de frias; as intermediárias são chamadas de naturais ou neutras.

Cada ambiente se adequa a um tipo de luz específico e as regras básicas são:

Para ambientes calmos e de descanso (sala, quarto, corredores) escolha lâmpadas quentes; para os demais ambientes (cozinha, lavanderia, banheiros) escolha as lâmpadas frias.

 

Fluorescente ou LED? Qual escolher?

A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência, pois esta oferece vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia. Essas lâmpadas podem economizar de 75 até 95% da energia que é consumida por outros tipos de componentes, resultando em uma conta de luz mais baixa. A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, consequentemente não desperdiça energia.

  • Lâmpada incandescente 60 W = luminária LED de 4,5 W com economia de 55,5 W/hora.
  • Lâmpada fluorescente tubular de 40 W = luminária LED de 18 W com economia de 22 W/hora.
  • Lâmpada dicroica 50 W = luminária LED de 6 W com economia de 44 W/hora.

Reposição das lâmpadas

O LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil, enquanto que:

  • Incandescente = 1.000 horas
  • Fluorescente Compacta = 6.000 horas
  • Fluorescente Tubular = 7.000 horas
  • Halógena = 3.000 horas

Em termos de durabilidade 1 LED = 50 lâmpadas incandescentes ou 8 lâmpadas compactas fluorescentes ou  16 lâmpadas halógenas.

A iluminação LED além de não esquentar também não emite radiação IV/UV diferentemente das outras lâmpadas que emitem isso faz com que ela evite danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.

Fizemos esses comparativos para ajudar vocês na hora de montar sua casa ou escritório e decidir qual  é a tecnologia mais apropriada para seu projeto ou sua residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *